sexta-feira, 30 de março de 2012

(Me) Procure corrigir...


"Procure corrigir com calma aqueles que erram, e saiba relevar as imperfeições dos outros, da mesma forma que espera a compreensão dos outros para os seus erros.
A vida é um intercâmbio de boa vontade mútua, em que recebemos aquilo que damos.
Dê tolerância, e receberá compreensão e amor, tornando se sua vida um paraíso sem dores nem sofrimentos."

(Minutos de Sabedoria)

(A) Como nossas emoções filtram e distorcem a realidade


por Andre Lima - andre@eftbr.com.br

A nossa forma de ver e interpretar os fatos é influenciada pelas emoções negativas que guardamos. Elas agem como um filtro que distorce a realidade e nos leva a agir de uma forma que gera mais sofrimento para nós mesmo e para outras pessoas. 

É muito fácil observar isso quando estamos com muita raiva de alguém. Nossos pensamentos e ações são dominadas pela emoção e o nosso diálogo mental se torna intenso e agressivo. Essa negatividade poderá se manifestar em forma de ações ou agressões verbais, mesmo quando sabemos que essas não são as melhores formas de lidar com a situação. Mas a força da emoção toma conta dos nossos pensamentos e em muitos casos simplesmente nos deixamos levar por esse impulso. É como se fosse uma entidade que toma conta de nós temporariamente. 

Algumas pessoas que são mais conscientes desse processo preferem não dizer nada no momento da raiva pois sabem que suas palavras e ações serão desproporcionais, inconsequentes, e irão causar mais problemas. Sendo assim, elas preferem esperar e deixar que a emoção diminua de intensidade para só depois tomar alguma providência prática. De alguma forma elas sabem que uma ação contaminada pela raiva irá trazer ainda mais sofrimento e conseguem ficar conscientes disso mesmo durante o "ataque" da emoção. 

Tem gente que, para saber como agir, prefere pedir conselho a alguém que esteja imparcial. O amigo que está de fora do problema tem normalmente uma visão muito melhor da real situação pois ele não está contaminado pelas emoções envolvidas. Ele está na posição neutra do observador. Assim, ele consegue enxergar uma solução melhor e apontar também seus erros e qual sua contribuição para aquele problema. Isso, logicamente, quando é um amigo que tem um nível mais alto de consciência. Se for uma pessoa cheia de negatividade, assim que você contar sua situação para ele, emoções e sentimentos negativos surgirão e ele vai acabar dando conselhos que vão piorar a situação. Se porventura viermos a nos aconselhar com alguém, que seja apenas com pessoas sábias e sensatas. 

A energia da emoção negativa, seja ela qual for, age como um ser que deseja se alimentar e fortalecer e nos usa para essa finalidade. Por isso, no momento em que essa negatividade se manifesta em nós, ela rapidamente toma conta dos nossos pensamentos gerando argumentos e diálogos bastante convincentes que servem apenas para nutrir aquele estado emocional e gerar mais sofrimento. Não é mais você que está pensando e, sim, a raiva ou mágoa, tristeza, medo ou qualquer outro sentimento (ou combinação de sentimentos) que está pensando por você.   

Perdemos parte da lucidez e nos deixamos levar. Em alguns casos, isso é tão intenso que as pessoas chegam a cometer crimes. Algumas pessoas recobram o estado normal após o domínio da negatividade e reconhecem os erros que cometeram. Já outros, continuam sob o efeito da emoção e justificam suas ações. Para a maioria das pessoas ocorre um mistura entre uma parte dentro dela que está lúcida -tendo consciência do que fez- e outra parte que ainda está dominada pela emoção que argumenta e justifica seus atos. 

Quando esse processo ocorre é que como se estivéssemos em um estado de transe. Estamos hipnotizados pelos pensamentos que surgem, acreditamos e damos razão pra eles e assim alimentamos a negatividade que está dentro de nós. 

Todo essa negatividade é composta apenas por pensamentos e sentimentos, é só uma energia. É como se fosse um pesadelo que temos enquanto estamos acordados. Um pesadelo nada mais é do que um monte de pensamentos carregados com emoções negativas que são produzidos pela nossa mente enquanto estamos dormindo. Durante o sono, tudo aquilo parece muito real, não temos consciência da nossa verdadeira realidade. Ao acordarmos, sentimos alívio e nos damos conta que foi apenas um sonho ruim. 

Quando estamos tomados pela negatividade durante o dia, é como se um pesadelo tivesse se instalado na nossa mente, em pleno estado de vigília. É preciso então acordar, ou seja, enxergar que aquilo tudo é monte de energia mental e emocional que deseja crescer. 

É importante tomar conhecimento desses mecanismos que o ego utiliza para se fortalecer e perpetuar a negatividade que existe dentro nós. Assim, podemos observar e não cair na armadilha, ou pelo menos vamos diminuir a chance que isso ocorra. É preciso que estejamos lúcidos, nem que seja apenas uma parte dentro de nós, para não embarcarmos cem por cento nos pensamentos e sentimentos que estão sendo gerados naquele momento. A parte lúcida estará presente observando toda a turbulência que ocorre. Ela será nossa âncora para não perdermos a sanidade. 

Contaminados pelos sentimentos negativos e, sem nos darmos conta disso, reagimos de uma forma desproporcional ao fato, tomamos atitudes que causam mais problemas, não enxergamos a nossa responsabilidade em termos contribuido para aquela situação, distorcemos os fatos, exageramos... Criamos um mundo de sofrimento. Isso ocorre por que a emoção está turvando a nossa percepção e agindo em nosso lugar. 

As pessoas que atendo no trabalho profissional que faço com a *EFT, chegam contaminadas pela negatividade que carregam e, sendo assim, não conseguem enxergar a melhor forma de agir e sentir diante dos seus problemas. O meu papel como terapeuta é trazer à tona as emoções negativas daquela pessoa e de forma paciente e persistente dissolver tudo utilizando a EFT. Desse modo, a pessoa vai recobrando a lucidez. Ela passa a enxergar a situação de uma forma mais sensata e objeta. Os exageros e distorções desaparecem. Seus pensamentos não estão mais sob a influência das emoções negativas, e assim o cliente consegue se sentir em paz, mesmo diante de uma situação difícil. Surge naturalmente a melhor forma de agir para aquele caso. As ações que brotam do estado de lucidez não alimentam mais a negatividade. 

Ao dissolvermos as emoções negativas, passamos a enxergar a situação de fora, do ponto de vista do observador. É como se você começasse a ver a situação da mesma forma que uma pessoa sábia que está de fora, sem qualquer contaminação de negatividade. Frequentemente, as pessoas relatam que ao passar pelo processo da EFT, os problemas vão ficando mais distantes. Aqueles pensamentos que eram tão intensos e pareciam tão vivos vão ficando mais longínquos. Uma sensação de paz e lucidez e a confiança de saber como lidar com a situação vem a tona. No próximo artigo vou escrever mais sobre esse tema contando um caso em que atendi uma moça que tinha um medo enorme de ser traída. 


André Lima -EFT Practitioner

*EFT - Emotional Freedom Techniques - É a auto-acupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se auto-aplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, http://www.eftbr.com.br/manual-gratuito.asp


(A) Acidentes ou traquinagens?



Prof. Chafic Jbeili - www.unicead.com.br 

Sempre vemos, lemos ou ouvimos na mídia de modo geral notícias sobre acidentes graves em todos os segmentos de mercado, desde a prestação de serviços até a indústria, tanto no setor privado como no setor público. Em que parte do processo está a origem desses acidentes?

Em minha opinião a raiz dos erros não está em uma única fonte, mas na conjunção de vários fatores infelizes que se encontram ocasionalmente. Vamos considerar cada um desses fatores e, na sequência, imaginá-los confluindo em um único momento.

É bem provável que quase a totalidade das pessoas nasça, desenvolva ou adquira alguma micro lesão cerebral ao longo de sua vida. Esse minúsculo e eventual dano orgânico no cérebro, embora não afete a vida cotidiana, tem o poder de interferir na atenção, percepção e pensamento comprometendo a capacidade profilática de qualquer um, tornando-o mais frágil e também mais propenso ao erro.

Outro fator é a negligência da própria pessoa e de boa parte das instituições de Ensino com a formação técnico acadêmica, comprometendo a transformação do leigo curioso em perito profissional. Quando não é o próprio sujeito tentando burlar suas notas para passar de ano ou dando um jeitinho para “comprar” um certificado, de outra forma também é a própria escola dando um jeitinho para “vender” diplomas. Esse é o fator técnico na formação do profissional!

Tão importante quanto os fatores citados, existe também a imperícia e a negligência das empresas na seleção e no treinamento de seus colaboradores. As avaliações são inócuas no sentido de identificar os mais peritos e mais capazes para as vagas disponíveis. O mercado de trabalho vive uma espécie de “apagão” e na falta de mão de obra qualificada o jeito é contratar qualquer um que precise trabalhar, mesmo que não tenha qualquer compromisso com a tarefa que vai desenvolver. Esse é o fator operacional!

Tem uma série de outros fatores igualmente graves, mas quando pelo menos esses três se juntam em um mesmo evento e em um mesmo tempo, então vemos, lemos ou ouvimos na mídia notícias de que “professora de educação infantil faz alunos tirarem a roupa em sala de aula”; “adolescente morre ao cair de uma cadeira com defeito há dez anos”; “vazamento de óleo em petroleiro compromete dezenas de quilômetros no oceano”; “navio de cruzeiro tomba na costa”; “palanque desaba e fere várias pessoas em show”; “prédio desmorona sobre moradores”; “Leite famoso com alto teor de água sanitária” etc.

Outros eventos menos espetaculares acontecem a todo instante por todo o mundo, sempre causando prejuízos materiais, morais, temporais e financeiros a consumidores, clientes, empresários e ao erário público, mas parece que a bem vinda política da tolerância exacerba sua aplicação e extrapola os limites da inclusão social, contemplando indevida e igualmente os imperitos, os negligentes e os imprudentes, como se a falta seletiva de juízo e de responsabilidade também fosse algum tipo de transtorno global do desenvolvimento.

Na verdade, o sujeito comete erros crassos para satisfazer sua perversidade inconsciente e não como consequência de permanente incapacidade orgânica ou funcional que comprometa sua operacionalidade, ou seja, está mais para traquinagem do que para uma necessidade especial legítima. 

Os recrutadores de todos os setores precisam revolucionar a forma como avaliam, contratam e capacitam seus alunos, colaboradores e executivos. Se assim fizerem, é muito bem provável que muitas falhas e prejuízos de toda ordem poderiam ser amenizados e até evitados.

Evite acidentes ou traquinagens tomando postura mais criteriosa e profissional em suas seleções.

UNICEAD - Tutoria e Mediação Didática Ltda Montes Claros-MG | (38)3221-5909 www.unicead.com.br | www.chafic.com.br E-mail enviado de acordo com o Guia de Boas Práticas da ABEMD.  

BIBLIA: Jesus avisa Pedro


MARCOS 14.27-31 
 

  E Jesus disse aos discípulos: — Todos vocês vão fugir e me abandonar, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Matarei o pastor, e as ovelhas serão espalhadas.” Mas, depois que eu for ressuscitado, irei adiante de vocês para a Galileia. Então Pedro disse a Jesus: — Eu nunca abandonarei o senhor, mesmo que todos o abandonem! Mas Jesus lhe disse: — Eu afirmo a você que isto é verdade: nesta mesma noite, antes que o galo cante duas vezes, você dirá três vezes que não me conhece. Mas Pedro repetia com insistência: — Eu nunca vou dizer que não o conheço, mesmo que eu tenha de morrer com o senhor! E todos os outros discípulos disseram a mesma coisa.

biblia: Jesus no jardim do Getsêmani


MARCOS 14.32-36 

Jesus e os discípulos foram a um lugar chamado Getsêmani. E Jesus lhes disse: — Sentem-se aqui, enquanto eu vou orar. Então Jesus foi, levando consigo Pedro, Tiago e João. Aí ele começou a sentir uma grande tristeza e aflição e disse a eles: — A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar. Fiquem aqui vigiando. Ele foi um pouco mais adiante, ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e pediu a Deus que, se possível, afastasse dele aquela hora de sofrimento. Ele orava assim: — Pai, meu Pai, tu podes fazer todas as coisas! Afasta de mim este cálice de sofrimento. Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres.

(Me) Maldade perpetua


Há quem acredite na existência de demônios.

Segundo a concepção mais comum, são seres voltados eternamente ao mal.

Teriam até sido anjos, no pretérito remoto.

Entretanto, por conta de uma rebelião contra Deus, foram expulsos do céu.

Trata-se de uma crença respeitável e talvez até necessária, em certo período da história humana.

Mas não resiste ao crivo da razão.

A Criação Divina é perfectível e está em contínuo avanço.

Gradualmente, os costumes se renovam, os pensamentos se aperfeiçoam e os sentimentos se purificam.

O retrocesso é estranho às Leis Divinas.

Nenhum ser genuinamente bom cansa da bondade e passa a cometer atos cruéis.

O contrário é que se dá.

A maldade, sim, cansa, inclusive pela cota de sofrimentos e desgostos que necessariamente causa.

O mal perpétuo, como destino de uma criatura, desmentiria a inteligência e a bondade do Criador.

Assim, todos cometem erros no processo de aprendizado.

Mas todos se recompõem, mais cedo ou mais tarde.

Os gênios perversos das tradições religiosas são apenas Espíritos, iguais aos que animam os homens de hoje.

Basta que alguém adote conscientemente a crueldade por trilha de ação para assemelhar-se a eles.

Observe as lágrimas dos órfãos e das viúvas, ao desamparo.

Há quem as faça correr.

Repare nos apetrechos de guerra, estruturados para assaltar populações indefesas.

Há quem os organize.

Medite nas indústrias do abortamento.

Há quem as garanta.

Reflita nos mercados de entorpecentes.

Há quem os explore.

Essas verdades acusam a Humanidade toda.

A condição moral da Terra é o reflexo coletivo dos que nela habitam.

Todos têm acertos e desacertos.

Todos possuem sombra e luz.

Consciências encarnadas em desvario fazem os desvarios da esfera humana.

Consciências desencarnadas em desequilíbrio geram os desequilíbrios da esfera espiritual.

Justamente por isso, o Evangelho assevera:

Ninguém entrará no Reino de Deus sem nascer de novo.

Já o Espiritismo acentua:

Nascer, morrer, renascer de novo e progredir continuamente, tal é a lei.

Isso quer dizer que ninguém consegue desertar da luta evolutiva.

É preciso seguir vigilante no serviço do próprio burilamento e no auxílio ao progresso do próximo.

Certamente um dia o amor puro liquidará os infernos de dor e incompreensão.

Mas tal só se dará quando todas as inteligências transviadas estiverem sublimadas pela força da educação.

Educar-se e ao semelhante é tarefa de cada homem que sonha com um amanhã melhor.

Pense nisso.

(A) VOCÊ É ESPERTO?


Perspicácia é a qualidade da pessoa atenta, sagaz, esperta. Perspicaz é aquela
pessoa que pega tudo no ar, entende com meias palavras e possui proatividade para
tomar a iniciativa de buscar soluções e aplicá-las com autoconfiança. De todas as
características pessoais que podem influenciar positivamente o sucesso, a perspicácia
é talvez a mais importante, pois garante que a pessoa compreenderá o que deve
fazer, tendo clareza de pensamento e proatividade para seguir adiante.

O sucesso geral na vida é consequência de uma série de passos acertados, não de
apenas uma escolha, um ato específico ou um golpe de sorte. Por esse motivo, a
pessoa perspicaz tem muito mais chances de acabar acertando mais e, com o passar
do tempo, acumular experiências que se traduzem em um nível maior de sucesso
pessoal e profissional.

Esses passos acertados muitas vezes estão relacionados ao nível de atenção e
compreensão colocado nas atividades diárias, assim como à predisposição para agir
rapidamente e com confiança a fim de solucionar problemas (mesmo os mais
corriqueiros) e tomar atitudes que envolvam progresso e crescimento.

Nesse ponto, é visível a vantagem da perspicácia. A pessoa perspicaz tende a sentir
muito menos frustração, pois ela procura a solução de problemas proativamente ao se
deparar com eles. Dessa forma, ela evita muito do drama que decorre da frustração
relacionada a problemas não solucionados ou a dificuldades pessoais. Do ponto de
vista do crescimento profissional, a pessoa perspicaz chama a atenção e desperta o
interesse daqueles que estão em posição de ajudá-las a crescer.

A pessoa sem perspicácia, pelo contrário, comete errinhos básicos a torto e a direito
por mera falta de atenção. Ela frequentemente fica frustrada ao se deparar com
assuntos ou problemas não familiares ou quando as coisas não ocorrem como
esperado. A impressão que ela passa, principalmente do ponto de vista profissional, é
de uma pessoa medíocre, não digna de maior responsabilidade.

Meu colega John Mackenzie faz uma observação interessante com relação à
perspicácia no mundo profissional:

"Em minha empresa, procuro dar chances democráticas para todos, honrando a
meritocracia e não o diploma ou o favoritismo. Alguns crescem como um foguete,
enquanto outros permanecem em cargos inferiores por anos a fio ou mesmo por
toda a carreira. Vejo o mesmo acontecer na maioria das empresas que adotam a
mesma filosofia de promover por competência. Aquela secretária que se esquece
de passar o fax que eu pedi ou que confunde as ordens recebidas pode acabar não
sendo despedida, mas jamais será promovida!"

Desatenção e confusão são características notadas com muita facilidade no mundo
profissional e passam a clara impressão de que a pessoa não tem condições de lidar
com responsabilidades maiores, logo, não pode ser promovida. Como Mackenzie
mencionou, nem sempre os deslizes são sérios o suficiente para acarretarem na perda
do emprego, mas garantem que a pessoa permanecerá para sempre em cargos de
baixa responsabilidade. 



Fran Christy - Excellence Studio Brasil

BIBLIA: Vigiem e orem


MARCOS 14.37-42 

Depois voltou e encontrou os três discípulos dormindo. Então disse a Pedro: — Simão, você está dormindo? Será que não pode vigiar nem uma hora? Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir. Jesus foi outra vez e orou, dizendo as mesmas palavras. Em seguida, voltou ao lugar onde os discípulos estavam e os encontrou de novo dormindo. Eles estavam com muito sono e não conseguiam ficar com os olhos abertos. E não sabiam o que responder a Jesus. Quando voltou pela terceira vez, Jesus perguntou: — Vocês ainda estão dormindo e descansando? Basta! Chegou a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos maus. Levantem-se, e vamos embora. Vejam! Aí vem chegando o homem que está me traindo!

(A) VIVA COM PAIXÃO


Hoje eu quero falar com você sobre paixão.

Viva sempre uma paixão. As pessoas que valem a pena a gente admirar são sempre apaixonadas pelo que fazem, são sempre apaixonadas pela vida.

Estar apaixonado significa ter a coragem de se arriscar, de chorar, de perder, de ousar.

Infelizmente, vejo que existem muitas pessoas que não vivem um grande amor porque elas têm medo de ser rejeitadas, têm medo de escutar um “não”, têm receio de que as coisas não aconteçam do jeito que elas planejaram.

Eu gostaria de falar para você: a coragem de chorar de saudades, a coragem de chorar no final de um grande amor, é que vai dar para você uma vida digna.

Muita gente vive pra não chorar, vive pra não sofrer. E eu gostaria de falar para você que quando olho pra trás na minha vida, vejo que só tive grandes conquistas porque tive a coragem de ser ridículo, tive a coragem de perder, de voltar para casa e dizer “não deu certo”.

Ouse. Tenha a coragem de se apaixonar. Tenha a coragem de se dar a chance de ser feliz.

Não deixe que as coisas negativas te impeçam de buscar aquilo que você quer.

Talvez na vida você tenha tido muitas dores de amor, talvez você tenha sido reprovado em um monte de entrevistas de emprego, t5alvez tenha falhado em momentos importantes. Mas não deixe que uma derrota faça você deixar de acreditar na vitória.

A vitória é o prêmio de quem acredita.

Apaixone-se pelo que você quer da vida e se arrisque. Vá em frente.

Te encontro no pódio!

Gravei um vídeo para você, falando sobre isso:

http://shinyashiki.uol.com.br/blog/2012/03/3350/


Um grande abraço,

Roberto Shinyashiki
O seu sucesso é o meu sucesso!

(A) Transtornos Alimentares - Anorexia Nervosa (1)


Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar resultado da reocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se vê obesa. Com medo de engordar, exagera na atividade física, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos.
É um transtorno que se manifesta principalmente em mulheres jovens, embora sua incidência esteja aumentando também em homens. Às vezes, os pacientes anoréticos chegam rapidamente à caquexia, um grau extremo da desnutrição e o índice de mortalidade chega a atingir 15% a 20% dos casos.
Sintomas da Anorexia:
* Perda exagerada de peso em curto espaço de tempo sem nenhuma justificativa. Nos casos mais graves, o índice de massa corpórea chega a ser inferior a 17;
* Recusa em participar das refeições familiares. Os anoréticos alegam que já comeram e que não estão mais com fome;
* Preocupação exagerada com o valor calórico dos alimentos. Esses pacientes chegam a ingerir apenas 200kcal por dia;
* Interrupção do ciclo menstrual (amenorreia) e regressão das características femininas;
* Atividade física intensa e exagerada;
* Depressão, síndrome do pânico, comportamentos obsessivo-compulsivos;
* Visão distorcida do próprio corpo. Apesar de extremamente magras, essas pessoas julgam-se com excesso de peso;
* Pele extremamente seca e coberta por lanugo (pelos parecidos com a barba de milho).


Veja mais aqui: http://planetapowerpoint.ning.com/group/transtornos-emocionais-e-psicologicos/page/62-transtornos-alimentares-anorexia-nervosa-1#ixzz1qccNlkdz

(A) Transtornos Alimentares - Anorexia Nervosa


Causas da Anorexia:

Diversos fatores favorecem o aparecimento da doença: predisposição genética, o conceito atual de moda que determina a magreza absoluta como símbolo de beleza e elegância, a pressão da família e do grupo social e a existência de alterações neuroquímicas cerebrais, especialmente nas concentrações de serotonina e noradrenalina.
Recomendações para Anoréticos:

* Algumas profissões são consideradas de risco para a anorexia. Bailarinas, jóqueis, atletas olímpicos, precisam estar atentos para a pressão que sofrem para reduzir o peso corporal;
* A faixa etária está baixando nos casos de anorexia. A família precisa observar especialmente as meninas que disfarçam o emagrecimento usando roupas largas e soltas no corpo e se recusam a participar das refeições em casa;
*Às vezes, os familiares só se dão conta do que está acontecendo quando, por acaso, surpreendem a paciente com pouca roupa e vêem seu corpo esquelético, transformado em pele e osso. Nesse caso, é urgente procurar atendimento médico especializado;
* O ideal de beleza que a sociedade e os meios de comunicação impõem está associado à magreza absoluta. É preciso olhar para esses apelos com espírito critico e bom senso e não se deixar levar pela mensagem enganosa que possam expressar;
* Se o paciente anorético estiver correndo risco por causa da caquexia e dos distúrbios psiquiátricos deve ser internado num hospital para tratamento médico.
Tratamento da Anorexia:
A reintrodução dos alimentos deve ser gradativa. Caso contrário provocaria grande sobrecarga cardíaca. Às vezes, é necessária a internação hospitalar para que essa oferta gradual de calorias seja controlada por nutricionistas.
Não há medicação específica para a anorexia nervosa. Medicamentos antidepressivos podem ajudar a atenuar sintomas depressivos, compulsivos e de ansiedade. Em geral, o tratamento de pacientes anoréticos exige o trabalho de equipe multidisciplinar.


Veja mais aqui: http://planetapowerpoint.ning.com/group/transtornos-emocionais-e-psicologicos/page/61-transtornos-alimentares-anorexia-nervosa-2#ixzz1qcbz1EDA

(A) Transtornos alimentares


Os transtornos alimentares reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde são:

Anorexia nervosa
Bulimia nervosa
Hipergafia associada a perturbações psicológicas
Vômitos associados a outras perturbações psicológicas
Outros Transtornos alimentares
Transtornos Inespecíficos

Os termos anorexia, bulimia e binge são muito usados quando se fala de transtornos alimentares. Algumas confusões têm surgido em torno do termo binge porque está sendo pesquisado quanto à possibilidade de constituir um transtorno independente. Enquanto as pesquisas não se concluem, binge significa os episódios de ingestão exagerada, descontrolada, num curto espaço de tempo, sem que se tenha fome, que ocorrem tanto na anorexia como na bulimia. Bulimia é o transtorno caracterizado pelos episódios recorrentes de binge seguidos de tentativa de eliminação do excesso ingerido. O transtorno de binge, se confirmado como um transtorno mental distinto da anorexia e da bulima, diferencia-se da bulimia por não apresentar o comportamento de eliminação do excesso ingerido.
Na história da Psiquiatria encontramos muitos casos de doenças que se apresentavam com quadros semelhantes e depois se descobriu que apesar disso eram distintas, com tratamentos distintos, evoluções distintas, e influência genética distinta. Por isso a importância de se saber se uma determinada manifestação é uma doença só ou não.
Ainda é cedo para qualquer decisão definitiva sobre ser ou não o binge uma doença distinta da bulimia e da anorexia. As pesquisas estão sendo feitas. Cabe aos clínicos acompanharem as pesquisas para oferecerem aos seus pacientes as melhores alternativas terapêuticas.
Hipergafia
A hipergafia com obesidade conseqüente, é um transtorno mental reconhecido pela Organização Mundial de Saúde. Perdas, acidentes, acontecimentos traumáticos repentinos ou planejados como cirurgias eletivas podem desencadear desajustes psicológicos que levam à obesidade, especialmente em pessoas com predisposição a aumento de peso. Outras conseqüências resultantes da obesidade podem surgir como perda da autoconfiança e da auto-estima.
Vômitos
O vômito auto-induzido é uma ocorrência comum nos transtornos alimentares compondo o quadro de bulimia e binge. Contudo pode ocorrer fora desses quadros, necessitando para isso de uma classificação distinta, como a oferecida pelo CID-10. Não há critérios rígidos para o diagnóstico de vômitos associados a outras perturbações psicológicas, de forma que fica por conta dos médicos a realização do diagnóstico nestes casos.
Outros Transtornos Alimentares
Neste grupo o Código Internacional de Doenças inclui a pica e inapetência psicológica.
A pica consiste no transtorno de comer persistentemente substâncias não nutritivas como terra e lasca de tinta das paredes. Esse problema é mais visto nas crianças ou nos adultos com retardo mental. A inapetência psicológica é diferente da anorexia porque não há alteração da imagem corporal. O anorético se vê como gordo e o apetite pode ser normal; na inapetência psicológica o paciente pode reconhecer que está magro, caso esteja, mas não consegue comer.
Transtornos Inespecíficos
Esta denominação serve para dar um diagnóstico para uma pessoa que apresenta uma das alterações alimentares classificadas de forma atípica, diferente. Não convém dar o mesmo nome para coisas diferentes, por isso uma pessoa que apresente todo o comportamento de um anorético, mas não se vê gordo, não pode ser diagnosticado como anorético: nesse caso deve ser classificado como transtorno alimentar inespecífico.


Veja mais aqui: http://planetapowerpoint.ning.com/group/transtornos-emocionais-e-psicologicos/page/60-transtornos-alimentares#ixzz1qcbbDoSb

segunda-feira, 26 de março de 2012

Da droga para a lama: imagens chocantes mostram a destruição física de viciados

Da droga para a lama: imagens chocantes mostram a destruição física de viciados

(Me) A conta da vida

Quando André completou 21 anos, sua mãe lhe preparou uma festa. Ele recebeu os amigos e festejou a data com alegria.

Quem estava entristecida era sua mãe. Apesar de estar completando a maioridade, André não aceitava qualquer disciplina.

Com muito esforço, sua mãe conseguira que ele aprendesse as primeiras letras.

Depois, não quis mais estudar e trabalhar muito menos.

Ao deitar-se naquela noite, o jovem foi arrebatado pelas asas do sono.

Sonhou que era procurado por um mensageiro espiritual que trazia na mão um documento.

E ante a curiosidade de André, lhe disse que aquela era a conta dos seres sacrificados até aquele momento, em seu proveito.

Até hoje, falou o mensageiro, para te sustentar a existência morreram aproximadamente 2000 aves, 10 bovinos, 50 suínos, 20 carneiros e 3000 peixes diversos. Nada menos de 60.000 vidas do reino vegetal foram consumidas pela tua, incluindo-se as do arroz, milho, feijão, trigo, das várias raízes e legumes.

Em média, bebeste 3000 litros de leite, gastaste 7.000 ovos e comeste 10.000 frutas.

Tens explorado fartamente as famílias do ar, das águas, do solo. O preço dos teus dias nas hortas e pomares vale por uma devastação.

E nem relacionamos aqui os sacrifícios maternos, os recursos de teu pai, os obséquios dos amigos e as atenções dos Benfeitores que te rodeiam.

Em troca, o Senhor da vida manda te perguntar o que é que fizeste de útil?

Nada deste de retorno à natureza. Lembra-te de que a própria erva se encontra em serviço divino. Tudo é mensagem de serviço, de trabalho na natureza.

Olha para tua mãe.

Os anos já lhe pesam e ela prossegue em intensa atividade por ti e por teus irmãos, encontrando ainda tempo para se dedicar aos filhos de ninguém.

Observa teu pai que atravessa os anos em labor digno, dando-te o exemplo de disciplina e vontade.

Teus próprios amigos se encontram empenhados no estudo e na dedicação profissional.

Não fiques ocioso.

Produze algo de bom, marcando a tua passagem pela Terra.

O moço espantado passou a ver o desfile dos animais que havia devorado e acordou assustado.

Amanhecia. O sol de ouro cantava em toda parte um hino ao trabalho pacífico.

André pulou da cama, foi até sua mãe e exclamou:

- Mãe, desejo retornar aos estudos ainda hoje.

Pense nisso!

Para nos assegurar a vida, Deus nos faculta o ar, o sol, a chuva, os ventos.

Para nos sustentar o corpo, recebemos o leite materno e na seqüência, seres vegetais e animais são sacrificados todos os dias.

Com tanta preocupação de Deus pela nossa própria vida, é de indagarmos o que a nossa vida tão preciosa está oferecendo ao mundo em troca.

Pensemos nisso!

BIBLIA: O traidor é indicado

Quando anoiteceu, Jesus chegou com os doze discípulos. Enquanto estavam à mesa, no meio do jantar, ele disse: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: um de vocês, que está comendo comigo, vai me trair. Eles ficaram tristes e, um por um, começaram a perguntar: — O senhor não está achando que sou eu, está? Jesus respondeu: — É um de vocês. É o que está comendo no mesmo prato que eu. Pois o Filho do Homem vai morrer da maneira como dizem as Escrituras Sagradas; mas ai daquele que está traindo o Filho do Homem! Seria melhor para ele nunca ter nascido!
MARCOS 14.17-21 

BIBLIA: A Ceia do Senhor

Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e o deu aos discípulos, dizendo: — Peguem; isto é o meu corpo. Em seguida, pegou o cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depois passou o cálice aos discípulos, e todos beberam do vinho. Então Jesus disse: — Isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos, o sangue que garante a aliança feita por Deus com o seu povo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca mais beberei deste vinho até o dia em que beber com vocês um vinho novo no Reino de Deus. Então eles cantaram canções de louvor e foram para o monte das Oliveiras 
MARCOS 14.22-26 

(Me) O Melhor Pedaço


Serapião era um velho mendigo que perambulava pelas ruas da cidade. Ao seu lado, o fiel escudeiro, um vira-lata que atendia pelo nome de Malhado.
Serapião não pedia dinheiro. Aceitava sempre um pão, uma banana, um pedaço de bolo ou um almoço feito com sobras de comida dos mais abastados. Quando suas roupas estavam imprestáveis, logo era socorrido por alguma alma caridosa. Mudava a apresentação e era alvo de brincadeiras.
Serapião era conhecido como um homem bom, que perdera a razão, a família, os amigos e até a identidade. Não bebia bebida alcoólica, estava sempre tranqüilo, mesmo quando não havia recebido nem um pouco  de comida. Dizia sempre que Deus lhe daria um pouco na hora certa e, sempre na hora que Deus determinava, alguém lhe estendia uma porção de alimentos. Serapião agradecia com reverência e rogava a Deus pela pessoa que o ajudava.
Tudo que ganhava, dava primeiro para o malhado, que, paciente, comia e ficava a esperar por mais um pouco.
Não tinha onde dormir, onde anoiteciam, lá dormiam. Quando chovia, procuravam abrigo embaixo da ponte e, ali o mendigo ficava a meditar, com um olhar perdido no horizonte.
Aquela figura me deixava sempre pensativo, pois eu não entendia aquela vida vegetativa, sem progresso, sem esperança e sem um futuro promissor.
Certo dia, com a desculpa de lhe oferecer umas bananas fui bater um papo com o velho Serapião. Iniciei a conversa falando do Malhado, perguntei pela idade dele, o que Serapião, não sabia. Dizia não ter idéia, pois se encontraram um certo dia quando ambos andavam pelas ruas e falou: 
- Nossa amizade começou com um pedaço de pão, ele parecia estar faminto e eu lhe ofereci um pouco do meu almoço e ele agradeceu, abanando o rabo, e daí, não me largou mais. Ele me ajuda muito e eu retribuo essa ajuda sempre que posso.
Curioso perguntei: 
- Como vocês se ajudam?
- Ele me vigia quando estou dormindo, ninguém pode chegar perto que ele late e ataca. Também quando ele dorme, eu fico vigiando para que outro cachorro não o incomode.
Continuando a conversa, perguntei: 
- Serapião, você tem algum desejo na vida?
- Sim, respondeu ele - tenho vontade de comer um cachorro quente, daqueles que a Zezé vende ali na esquina.
- Só isso? Indaguei.
- É, no momento é só isso que eu desejo.
- Pois bem, vou satisfazer agora esse grande desejo.
Saí e comprei um cachorro quente para o mendigo. Voltei e lhe entreguei. Ele arregalou os olhos, deu um sorriso, agradeceu a dádiva e em seguida tirou a salsicha, deu para o Malhado, e comeu o pão com os temperos.
Não entendi aquele gesto do mendigo, pois imaginava ser a salsicha o melhor pedaço, não contive e perguntei intrigado: 
- Por que você deu para o Malhado, logo a salsicha?
Ele com a boca cheia respondeu:
- Para o melhor amigo, o melhor pedaço! E continuou comendo, alegre e satisfeito.
Despedi-me do Serapião, passei a mão na cabeça do Malhado e sai pensando.
Aprendi como é bom ter amigos. Pessoas em que possamos confiar. Por outro lado, é bom ser amigo de alguém e ter a satisfação de ser reconhecido como tal. Jamais esquecerei a sabedoria daquele eremita: 
Para o melhor amigo o melhor pedaço!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Ler para Crescer: A professora deveria saber disso, né?

Ler para Crescer: A professora deveria saber disso, né?: Glaucia Brito   Para o Blog Educação & Mídia, da Gazeta do Povo Terminei uma palestra sobre o uso das tecnologias na educação. Algun...


Terminei uma palestra sobre o uso das tecnologias na educação. Alguns questionamentos, algumas dúvidas, palmas e fim. Concluo que foi uma boa palestra. Estavam presentes mais de 70 professores do ensino fundamental e médio. Recolho minhas coisas e me dirijo até o estacionamento.
De repente, alguém me chama:
— Professora, posso falar com você?
— Pois não.
— Eu não sou professora, estava ali no café esperando o intervalo... Eu sou a que estava servindo o café. Gostei muito da sua palestra. Mas eu tenho uma pergunta.
Sorri e aguardei a pergunta.
— Comprei um computador para o meu filho. Sabe, o Márcio é um bom menino, tira boas notas e merece o presente. No final de semana, ele fica na Internet, conversa com os primos. Mas tô preocupada. Ontem ele me deixou um bilhete dizendo que dormiria na casa do seu amigo João e no final escreveu beijo com b-j-u-s. Ele escreveu assim por causa da Internet, né? Isso vai atrapalhar nas escritas na escola?
Uma mãe, de repente, me fez a pergunta mais profunda da manhã. Respondo que não, que com certeza ele sabe que na escola terá que escrever de outra forma.
Mas sabe – continuou ela – o meu medo é que como a professora de Português é durona, se ele escrever assim, ela pode até gritar com ele. Ele é um menino sensível e sei que ela grita na sala quando corrige os textos e encontra muitos erros. Já pensei em proibi-lo de acessar a Internet.
Disse-lhe que não precisava proibi-lo, que conversasse com ele sobre a forma como ele escreveu beijo.
— Diga que entendeu a mensagem, mas que ele cuidasse para não escrever assim nos trabalhos escolares, pois a forma como escreveu é para ser utilizada apenas no computador.
Ela sorriu e continuou:
— Quer dizer que na Internet ele pode continuar escrevendo assim?
Eu disse que sim, pois era a escrita da Internet.
— Muito obrigada, professora, estou mais aliviada. A professora dele deveria saber disso, né?
Sorri e nos despedimos. Enquanto voltava para casa, pensava na conversa que acabara de ter. Na minha cabeça ficou a frase: “A professora dele deveria saber disso, né?”.
Neste momento, me ocorreu um estalo e passei a refletir: o que os professores deveriam saber sobre tecnologias na educação?

(Me) Enquanto as carências...

‎"Enquanto as carências afetivas tiverem espaço em nossa 

vida, reclamaremos que o amor não existe.

Para ter a deliciosa sensação de amar e ser amado, você 

precisa resolver suas carências e ajudar as pessoas com 

quem vive  em conflito a se sentirem importantes e 

competentes. Essa é a  base de um relacionamento  

saudável."


Roberto Shinyashiki