quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

(I e M) Gargalo

Tudo na vida tem o que eu chamo de "gargalo". O gargalo é um trecho estreito, difícil e, de certos pontos de vista, até mesmo intransponível. É esse gargalo que mantém boa parte da humanidade na mediocridade de suas vidas sem graça e frustrantes. Para passar pelo gargalo, do que quer que seja, é preciso uma boa dose de determinação, disciplina, coragem, foco e autoconfiança.
 
Quem costuma correr conhece na prática a sensação de "gargalo"! Ao começar a correr ou a praticar qualquer atividade física de alta intensidade, os primeiros 10 a 15 minutos são de morrer!
 
Você tem um impulso quase que incontrolável de parar e voltar para o conforto inicial. Seu corpo não gosta de dificuldade, seu cérebro quer fazer o que o corpo gosta e só mesmo a sua força de vontade é capaz de lhe puxar através dos minutos iniciais. Porém, ao passar pelo gargalo dos primeiros 10 ou 15 minutos, a corrida se torna prazerosa por um certo tempo até que o corpo começa a cansar naturalmente.
 
Esse processo se repete em tudo na vida que exige dificuldades que nosso cérebro se sente preguiçoso demais para enfrentar de boa vontade. Uma dessas dificuldades é o medo do conhecimento desconhecido.
 
Ajuda muito, entretanto, ter essa noção de que ao passar pelo gargalo tudo fica mais fácil. Nenhuma dificuldade é permanente.
 
A melhor forma de superar o medo do conhecimento desconhecido é obter informações. Acumular conhecimento sobre determinado assunto é como acender lâmpadas para iluminar uma grande sala, quanto mais você sabe, mais você consegue enxergar, com mais clareza você consegue ver e compreender o que há para ser entendido sobre o assunto.
 
O grande perigo é se deixar dominar pelo medo do que não se conhece como se isso não pudesse ser superado!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário