domingo, 20 de fevereiro de 2011

(M) Priorizar

Priorizar o que dá certo, o que é realmente mais importante para você, em primeiro lugar, requer paradigmas condizentes com esse resultado. Parece óbvio, mas muita gente sofre de má priorização porque mantém na cabeça conceitos que não produzem resultados positivos em sua vida. Gostar de assistir novela é um bom exemplo.

Do ponto de vista de aproveitamento do tempo, da vida e de produtividade pessoal, o que a novela acrescenta? Nada, é claro. Mas é incrível a quantidade de gente interessada em melhorar, em aprender como viver intensamente que perde horas diariamente na frente da TV assistindo a programas que não acrescentam nada às suas vidas. A vontade é uma (melhorar, se desenvolver
pessoalmente), mas o paradigma é outro (o prazer de um entretenimento vazio, o fator social - ficar por dentro das novidades, etc.).

Esse paradoxo na priorização é muito evidente em casos de pessoas acima do peso que estão constantemente querendo emagrecer. O desejo da pessoa é claro: ela quer perder peso. Mas a prioridade recai sobre o prazer da comida e do conforto ao invés do objetivo em si.

Então, mudar prioridades e aprender a priorizar o que você realmente deseja, o que você entende que é melhor pra você requer uma mudança prévia de paradigmas e valores.

Não há forma fácil ou truque para se atingir esse fim, entretanto! A força de vontade e a disciplina parecem ser realmente indispensáveis para realizar mudanças profundas que reflitam no comportamento.

O ponto central na mudança de paradigmas é sair da superficialidade de adotar suposições fáceis, respostas prontas e começar a analisar profundamente e com discernimento os motivos por trás de seus conceitos e ações. Às vezes, só o simples fato de parar para pensar no porquê de uma atitude sua ou conceito que você mantém já faz com que aquele paradigma desmorone. Muitas das idéias que as pessoas mantêm são ilógicas, bobas, irreais ou ineficazes e, em alguns casos, basta pensar no assunto para perceber o problema.

Mas assim tão simples? Essa estratégia funciona para alguns paradigmas, mas não para todos. Funciona para aqueles que são mantidos por normalidade, tradição ou praticidade, ou seja, coisas que você pensa ou faz pelo simples fato de que todo mundo faz da mesma forma, você aprendeu a fazer daquela forma ou descobriu que era a forma mais fácil.

Você nunca parou para pensar no assunto, nunca refletiu, nunca analisou se a forma como você pensa ou faz algo é realmente a melhor forma. O parâmetro de análise depende do que exatamente você está julgando, é claro.

Você pode analisar formas de pensar, como por exemplo: você quer ser bem sucedido profissionalmente; você tem idéias sobre como e o que deve fazer para chegar lá.

Essas idéias foram se formando em sua cabeça sem muita reflexão, você foi pegando uma coisinha aqui, outra ali e nunca parou para pensar se realmente a forma como acredita estar progredindo realmente irá levá-lo aonde você quer, ou seja, à situação de sucesso profissional que você busca.

Ao parar para refletir profundamente sobre o assunto e começar a se questionar porquê você pensa de tal forma, você começa a encontrar os furos em sua linha de pensamento.

É essencial não se contentar com as respostas prontas que você dá a si mesmo. Faça como uma criança chata, fique perguntando "por quê?" até você chegar à raiz dos seus motivos e linha de raciocínio. Não raro, você vai se pegar dando respostas frouxas e sem nexo, resultado de paradigmas herdados, coisas que você acredita só porque todo mundo parece pensar da mesma forma, porque é normal. 

Para cada resposta que você der a si mesmo para justificar um pensamento ou atitude, se pergunte por que você pensa assim, se pergunte se tem lógica e peça provas! Por exemplo, digamos que você pense que para ser bem sucedido você precisa trabalhar duro. Por que você pensa assim? Esse raciocínio tem lógica? Por quê? Pessoas que trabalham duro são todas bem sucedidas? Por quê? Ao se aprofundar numa análise de paradigmas como essa, nem sempre você pode ter a resposta certa em mente. Você pode não saber, como nesse exemplo, que trabalho duro não é o segredo do sucesso e pode estar convencido de que é. No entanto, o raciocínio contrário que busca lógica no paradigma pode levá-lo a buscar mais informações sobre o assunto para que você possa reconstruí-lo. Ao se dar conta de que trabalho duro pode não ser o caminho certeiro para o sucesso - pois é evidente que nem todo mundo que trabalha duro é bem sucedido -, você tem um motivo para procurar informações sobre o assunto para "consertar" seu paradigma.

Por que isso é tão importante? Porque se você não compreender os motivos por trás de seus pensamentos e atitudes, você vai continuar cometendo os mesmos erros na vida e não vai saber o que é que está dando errado. É importante, também, para que você possa alinhar seus paradigmas com seus objetivos, fazendo o que você realmente acredita que irá lhe ajudar a conquistar suas metas.

http://www.sonhosestrategicos.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário