segunda-feira, 14 de maio de 2012

(Me) Chefe Intragável


Alice era boa funcionária, atenciosa, educada e eficiente no trabalho, no entanto era subordinada a uma Chefa terrível. Quando Alice chegava pela manhã e falava "bom dia", a Chefa respondia com uma pergunta:

- Por que não chegou mais cedo?

Se chegasse antes da hora, a Chefa não estava lá, mas ficava sabendo e lhe perguntava se ela não sabia qual o horário do expediente, mesmo depois de trabalhar ali há tantos anos.

Parecia uma mulher má, implicava com tudo, até que certo dia Alice se cansou e decidiu demitir-se: ?Vou sair, mas antes vou dizer tudo o que está preso aqui dentro?, pensou.

Exatamente nesse dia ela estava almoçando quando encontrou Fernanda, responsável pela motivação na Empresa. Fernanda convidou Alice para assistir a um treinamento naquela tarde.

- Não posso, tenho expediente a cumprir.

- E por que não?

Alice explicou sobre sua Chefa, que vivia implicando com ela e Fernanda lembrou que pior a situação não poderia ficar, além do que, se a Chefa lhe desse uma bronca por faltar ao trabalho naquela tarde, ao menos, dessa vez teria motivo.

Alice lembrou que no dia seguinte iria demitir-se, por isso resolveu ir ao encontro.

Ali ouviu referências a respeito do perdão.

Fernanda começou a palestra:

- O perdão é bom para você. Se você perdoar alguém que o ofendeu ele continua do mesmo jeito, mas você se sentirá melhor. Se você perdoar o mentiroso, ele continuará mentiroso, mas você não se sentirá mal por causa das mentiras dele...

Ao final do treinamento, Alice concluiu que sua Chefa estava muito doente e tomou uma decisão: Não vou deixar que ela me atormente mais e nem vou abandonar o trabalho que gosto tanto.

No dia seguinte, Alice chegou e cumprimentou sua Chefa:

- Olá.

A Chefa foi logo lhe perguntando o que havia acontecido. Ela nunca a havia cumprimentado dessa maneira, estava diferente.

Alice falou que havia participado de um treinamento e que estava bem consigo mesma e até convidou a Chefa para tomar chá, ao final da tarde.

A reação veio logo:

- Você está me convidando para o chá só para eu não reclamar de sua falta?

Alice calmamente respondeu:

- Pode reclamar. A senhora pode até mandar descontar as minhas horas. Mas eu insisto no chá!

Ao final da tarde lá estavam elas juntas à mesa. Durante o chá, a chefe falou da sua surpresa em ter sido convidada para aquele chá.

A Chefa sabia que era intragável. Ela também falou de sua surpresa e emoção, pois nunca havia recebido convite de seus subordinados para um lanche ou mesmo um café e acabou por falar num desabafo de suas dores:

- O meu marido me bate, o meu filho vive no mundo das drogas. Por isso acabo odiando as pessoas. Sou uma pessoa muito infeliz.

Semanas depois, era a própria Chefa que comparecia ao treinamento da Fernanda a respeito do perdão.


Perdoar é libertar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário