segunda-feira, 7 de maio de 2012

(Me) Morra Todos os Dias


Num artigo, Paulo Angelim que é arquiteto, pós-graduado
em Marketing dizia mais ou menos o seguinte:
- Nós estamos acostumados a ligar a palavra morte apenas à ausência de vida e isso é um erro. Existem outros tipos de morte e nós precisamos morrer todo dias.

- A morte nada mais é do que uma passagem, uma transformação.

- Não existe planta sem a morte da semente, não existe embrião sem a morte do óvulo e do esperma, não existe borboleta sem a morte da lagarta, isso é óbvio!

- A morte nada mais é do que o ponto de partida para o início de algo novo. É a fronteira entre o passado o futuro.

- Se você quer ser um bom universitário, mate dentro de você o secundarista aéreo que acha que ainda tem muito tempo pela frente.

- Quer ser um bom profissional? Então mate dentro de você o universitário descomprometido que acha que a vida se resume a estudar só o suficiente para fazer as provas.

- Quer ter um bom relacionamento então mate dentro de você o jovem inseguro ou ciumento ou o solteiro solto que pensa poder fazer planos sozinhos, sem ter que dividir espaços, projetos e tempo com mais ninguém.

- Enfim, todo processo de evolução exige que matemos o nosso "eu" passado, inferior.

- E, qual o risco de não agirmos assim? O risco está em tentarmos ser duas pessoas ao mesmo tempo, perdendo o nosso foco, comprometendo nossa produtividade e, por fim, prejudicando nosso sucesso.

- Muitas pessoas não evoluem porque ficam se agarrando ao que eram, não se projetam para o que serão ou desejam ser.

- Elas querem a nova etapa, sem abrir mão da forma como pensavam ou como agiam. Acabam se transformando em projetos inacabados, híbridos, adultos "infantilizados".

- Podemos até agir, às vezes, como meninos, de tal forma que não matemos virtudes de criança que também são necessárias a nós, adultos, como: brincadeira, sorriso fácil, vitalidade, criatividade etc.

- Mas, se quisermos ser adultos, devemos necessariamente matar pensamentos infantis, para passarmos a pensar como adultos.

- Quer ser alguém (líder, profissional, pai ou mãe, cidadão ou cidadã, amigo ou amiga) melhor e mais evoluído?

- Então, o que você precisa matar em si ainda hoje para que nasça o ser que você tanto deseja ser?

- Pense nisso e morra!  

- Mas, não esqueça de nascer melhor ainda!

Autoria: Paulo Angelim

Morra e nasça de novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário