segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

(A) Ser professor...

Prof. Chafic Jbeili – 11/07/2011 - www.UNICEAD.com.br

Ser professor pode não dar ibope; pode não gerar fortuna; pode não atrair holofotes para quem espera fama, poder e destaque social.
Ser professor pode não ser sacerdócio; pode não ser missão de vida; pode não ser a profissão ideal para quem almeja viver com abastância, conforto ou da caridade e reconhecimento alheios.
Ser professor pode não ser a melhor vocação, o melhor ofício ou a melhor escolha para o futuro de alguém para quem insiste dedicadamente compartilhar conhecimentos e experiências com quem nada ou pouco sabe do que precisa para mudar sua própria vida.

Ser professor pode não ser a melhor carreira do setor público para quem acredita que um dia haverá seriedade, pertinência e honestidade na gestão dos recursos humanos e materiais que estão ao dispor da República.

Ser professor não é falta de opção ou mera escolha pessoal com base em avaliações supérfluas de valor da mensalidade da graduação, status social, salário ou pretensão de domínio de massas. Ser professor é um chamado da vida para transformação social dos indivíduos e evolução da espécie.

Ser professor é atitude sublime em aceitação vicária. Faz-se por quase nada em troca, mas com especial atenção e dedicação pelo sujeito estranho aquilo que quase ninguém, talvez nem a própria família, a não ser o próprio professor, faria. Recebe-se muito pouco ou quase nada pelo muito que se faz sem sequer ser notado daquilo que foi feito.

Ser professor é ser como o combatente em terras inimigas, sob o fogo cruzado das famílias desestruturadas enquanto se tenta resgatar para o futuro alguns de seus desorientados, impetulantes e irreverentes membros.

Ser professor é combater nas terras áridas da ignorância sem as provisões necessárias, sem apoio tático, mas com a certeza de que apesar dos pesares alguém precisa fazer algo de significante para mudar a vida das pessoas ao invés de em vão simplesmente expectar e reclamar.
Ser professor é surpreender-se com o carinho de algumas poucas e raras almas sublimes que reconhecem o valor da educação e que com bons olhos conseguem enxergar o objetivo da mediação didática efetivado pelo mestre.

Ser professor não é vangloriar-se nas muitas conquistas da árdua tarefa, nem aceitar calado as condições precárias da Educação. Ser professor não é, pelo que parece, sacrifício de muitos, mas com infalível certeza honorável privilégio de poucos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário