terça-feira, 1 de novembro de 2011

(A) COMO CONTROLAR A ANSIEDADE?

COMO CONTROLAR A ANSIEDADE?

Vivemos ansiosos por vários motivos. Em algumas fases da vida, dá para contar nos dedos os dias em que conseguimos relaxar completamente. A ansiedade não é considerada um problema tão grave pelos especialistas, mas sim uma reação normal do organismo. Entretanto, quando passa a prejudicar o nosso cotidiano, aí sim, é necessária a ajuda de um profissional.
Para algumas pessoas parece que o mundo acaba, dá uma sensação de fraqueza e quer sumir. Só depois de várias sessões com uma psicóloga é que percebem o que sentem e passam a controlar a ansiedade.
A ansiedade está muito próxima do medo - muitas vezes a diferenciação não é possível. "A diferença entre os dois está no fato de que o medo tem um fator real e palpável enquanto a ansiedade possui características mais subjetivas". O grande sintoma de características psicológicas mostra a interseção entre o físico e o psíquico, uma vez que tem claros sintomas físicos como taquicardia (coração acelerado), tremores, tensão muscular, aumento das secreções (urinárias e fecais) ou ainda cefaléia (dor de cabeça). Mas quando recorrente e intensa também é chamada de Síndrome do Pânico (Crise ansiosa aguda).
Para relaxar:
Na maioria das vezes, os tratamentos são técnicas de relaxamento, exercícios que levam ao controle da atividade do organismo, como meditação e ioga. "Outras medidas como o sono saudável e atividades prazerosas também funcionam". Fora isso, existem as terapias: cognitiva, comportamental e interpessoal.




E UM DOS PONTOS MAIS IMPORTANTES: PARAR DE FUMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário