quarta-feira, 9 de novembro de 2011

(A) O QUE É MELANCOLIA?

Melancolia é um estado psíquico de depressão sem uma causa específica. O portador desta apresenta uma falta de entusiasmo, e sem a menor disposição para suas atividades. Vem do grego, e é traduzido como “a bile negra” e é uma das características da depressão, É um estado emocional caracterizado por mau humor, uma condição anormal de tristeza, e surtos de raiva violenta, que pode ou não estar presente na pessoa que sofre de depressão.A melancolia foi classificada como doença desde Hipócrates no século V. Já na Renascença e no perído do Romantismo, foi considerada como uma experiência que enriquecia a alma, e para Freud a melancolia se assemelhava a um luto, já que os portadores dos sintomas se consideram uns inúteis, irritantes, incapazes de amar, incapazes de fazer o bem, ou algo de bom. A melancolia em todas suas facetas, tem muito valor para diagnosticar os variados distúrbios mentais. A falta de prazer nas atividades diárias, despertar antes do nascer do sol, perda de peso ou anorexia (falta de apetite), grande agitação ou o oposto disto, sentimento de culpa por tudo, são algumas características do estado de melancolia.Nos dias atuais, a melancolia é considerada uma doença, e diagnosticada através de seus sintomas. O principal ponto de definição é a falta de motivação para este estado da alma, o que a diferencia do luto. Mas nem a psiquiatria moderna conseguiu definir exatamente esse mal emocional. Aliás, o próprio Freud, em sua obra, refere-se a ela como melancolia, depressão, depressão melancólica, como se fossem sinônimos, sem muita distinção entre os vários termos usados. Nesta época, a psiquiatria alemã substituía aos poucos a palavra melancolia pelo vocábulo depressão.
Alguns vêem a melancolia não só como uma doença, mas como um estado de espírito, algo passageiro. O sucesso desse tema, de qualquer forma, revela uma grande identidade do público com ele, tanto nos séculos passados, quanto nos tempos atuais. Ele é igualmente objeto de divagações filosóficas, e um assunto muito caro ao filósofo Walter Benjamin. Recentemente, o escritor Moacyr Scliar escreveu o livro Saturno nos Trópicos, no qual também explora esse filão. Para o autor, o que mais se aproxima do estado de melancolia é o sono, porque ambos conduzem a um certo entorpecimento, à falta de ação, a uma carência de iniciativa própria. A literatura brasileira está repleta de protagonistas que tendem para o humor melancólico – o médico de O Alienista, de Machado de Assis, e o mais conhecido, o Jeca Tatu, de Monteiro Lobato.
Muitas vezes, porém, terapias tradicionais (Psicoterapia) podem ajudar o paciente a encontrar a razão de seus sentimentos, e assim auxiliá-lo a encontrar a cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário