terça-feira, 1 de novembro de 2011

(A) O ESTRESSE AFETA OS CABELOS E A PELE:

O ESTRESSE AFETA OS CABELOS E A PELE:

Como se não bastasse todo o mal que ele causa a nossa saúde, o estresse também afeta a nossa beleza. Ele pode interferir no organismo de diversas formas. Em alguns casos, manifesta-se em nossa pele, cabelo e unhas.
Viver estressado todo dia afeta as funções orgânicas como um todo, abalando nosso equilíbrio. Tanta pressão, angústia, ansiedade e depressão que as pessoas carregam em si atualmente não poderiam dar em outra coisa. Todas as células do nosso corpo são afetadas por esse descontrole emocional constante. O estresse afeta a produção de hormônios e o sistema imunológico.
Quando nossas emoções se encontram negativas, o corpo produz uma maior concentração de alguns hormônios (prostaglandina 2, adrenalina). Isto faz com que nosso couro cabeludo, por exemplo, produza mais substâncias inflamatórias, deixando-o sensível e irritado. E quando isto acontece, qualquer produto usado nessa região pode causar coceira, vermelhidão e apresentar quadros de caspa e seborréia. Os fios de cabelo ficam menos hidratados, mais desprotegidos e suscetíveis à quebra e à queda.
O pior efeito do estresse para o nosso cabelo é a queda. Em geral, esse processo começa e se reverte. Por isso que existem momentos em que nosso cabelo cai mais do que em outros. Mas a grande questão para a estética é quando a pessoa que está sob estresse perde os fios sem parar e tem tendência à calvície. O processo da perda de cabelos se acelera mais ainda.
As mulheres têm menos propensão à calvície. Mas isto não quer dizer que não haja casos. Nos homens ela é mais comum. O agravamento da calvície por estresse, se não tratado, pode se tornar irreversível.
Claro que o estresse atua de forma diferente em cada pessoa. Mas quando ele começa a afetar sua pele e cabelos você deve procurar logo um dermatologista. Aliás, se anda se sentindo estressado demais, corra para procurar um especialista. Pode incluir-se aí desde a terapia até mesmo um massagista. Você só não pode se deixar levar pelo estresse. A melhor cura para os efeitos que ele traz é tentar se controlar, acalmar e relaxar. E isto não é fácil hoje em dia. Mas devemos tentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário