segunda-feira, 2 de abril de 2012

(A) A frustracao, o drama e a preguica‏


FRUSTRAÇÃO

A frustração é um indício claro de dificuldade em lidar com situações de qualquer tipo,
desde uma discussão familiar até problemas com tecnologia. Quando suas emoções o
impedem de raciocinar com clareza e você começa a se sentir uma vítima da situação,
você perde seu poder pessoal. Pode ser que você esteja errado, mas você não
consegue enxergar, pois está se vendo como uma vítima da situação.

A frustração é também muito comum em pessoas que têm preguiça mental. Por simples
preguiça de pensar e raciocinar a pessoa não consegue descobrir a solução para
certos problemas e empaca quando as coisas não funcionam como deveriam (ou como
ela acha que deveriam funcionar) e o resultado é um sentimento negativo contra a
situação: a frustração. 

DRAMA

Seguindo a frustração, vem o drama. A pessoa que faz drama é aquela que
popularmente dizemos que faz "tempestade em copo d'água". Problemas pequenos e
insignificantes viram motivo de revolta, briga, ameaças. Em sua preocupação
excessiva em estar certa, fazer justiça, colocar o outro em seu lugar ou simplesmente
dar um "showzinho" dramático, a pessoa perde o foco e a solução do problema sai pela
tangente.


PREGUIÇA MENTAL  

Como mencionado anteriormente, a causa mais frequente da dificuldade para
encontrar soluções e entender problemas é a pura preguiça de pensar.

Habitue-se a expandir a descrição de suas necessidades e problemas com o maior nível
de detalhes possível - quanto mais detalhes, mais clareza você poderá ter. Colocar
tudo no papel é uma ótima ideia para treinar a mente para pensar em termos de
detalhes e com mais estrutura, além de facilitar o processo de obtenção de
informações e busca de soluções.

Evite ao máximo a tendência de simplificar demais as coisas. Centrais de atendimento
ao cliente nas mais variadas empresas possuem histórias interessantes de falta de
clareza. É comum o consumidor entrar em contato com o suporte para seu produto ou
serviço informando o mínimo possível e esperando que o atendente resolva o problema
rapidamente. Os funcionários de suporte, por sua vez, reclamam que os clientes
devem achar que eles têm bola de cristal! "Não temos como adivinhar o que está
acontecendo com o produto do cliente se ele não nos dá informações detalhadas, mas
eles sempre acham que nós temos obrigação de saber tudo!". Essas situações
geralmente geram um impasse que deixa tanto o atendente quanto o cliente
frustrados. O cliente acha que está lidando com um atendente incompetente e o
funcionário fica irritado com o cliente que não o respeita e não lhe dá as informações
de que ele precisa para resolver o problema.

O cliente, nessas situações, tem preguiça mental para expandir verbalmente a
descrição de seu problema e o relata de forma simples e incompleta. Sua preguiça
mental também o impede de entender que ele precisa dar ao atendente mais
informações para obter em troca um serviço de atendimento satisfatório.

Um ponto importantíssimo a ser compreendido é que nossa postura se reflete em todas
as áreas de nossa vida. Se somos desatentos e preguiçosos mentalmente em uma
área, pode apostar: somos em todas as outras também. Digo isso porque esse meu
exemplo sobre centrais de atendimento gera comentários relacionados ao "mito" de
que o cliente é que sempre está certo e a empresa (e seus funcionários) tem
obrigação de se virar em dez para atender o cliente da melhor forma possível.

A mesma reação ocorre quando dou exemplos de dificuldades com tecnologia. A
impressora não imprime? Qual a sua capacidade de consertar o problema rapidamente
sem se irritar nem se frustrar? Aqueles que têm dificuldade com tecnologia se
escondem por trás dela e argumentam que esse exemplo "não vale", pois se você tem
dificuldade, então está tudo bem...

A realidade é que não, não está tudo bem. Cá estamos falando sobre excelência
pessoal e busca do sucesso, não é mesmo? Não seria uma contradição absurda
aceitarmos passivamente uma desculpa esfarrapada para um deslize qualquer como
fruto de uma "dificuldade pessoal"? Pois é, de fato é uma contradição. Dificuldade não
tem desculpa, dificuldade é fruto da preguiça mental e da má vontade para
enfrentá-la. E, diga-se de passagem, principalmente dificuldade com tecnologia, já que
é um item que cerca nossas vidas por todos os lados.

Na busca pelo sucesso, seja em qualquer área da vida, as surpresas e os desafios a
serem enfrentados podem frequentemente estar fora de sua zona de conforto, ou
seja, coisas com as quais você não está familiarizado e tem dificuldade. E aí, o que é
que você vai fazer? Esconder-se por trás da dificuldade e continuar no mesmo lugar,
pois, supostamente, se você tem dificuldade, então está tudo bem? A excelência
pessoal é uma postura de autossuperação constante, de busca por resultados
surpreendentes, extraordinários. A pessoa que se esconde por trás de dificuldades e
acha que elas são desculpas perfeitamente aceitáveis para o fracasso jamais será
excelente em nada, permanecendo na mediocridade para o resto da vida. Não há
sucesso algum reservado para quem não tem predisposição para enfrentar
dificuldades, por mais simples que sejam, como fazer uma impressora que não imprime
funcionar!

A solução para qualquer dificuldade está justamente no que temos conversado nas
últimas semanas: informação organizada e estruturada obtida através de investigação
e pesquisa. A pessoa que adquire o hábito de sempre buscar descobrir como superar
seus problemas acaba andando muito mais rapidamente na vida e, é claro, deixa os
"sem noção" comendo poeira se perguntando o que foi que ela fez, que vantagem ela
teve, quem a apadrinhou, sem se dar conta de que o motivo pode ter sido o mais
simples de todos: agir rapidamente ao buscar informações e ao colocar essas
informações em prática.

Fran Christy - Excellence Studio Brasil

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